domingo, 8 de setembro de 2013

Programa Eleitoral - Assembleia de Freguesia de Vila Praia de Âncora


ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
PROGRAMA ELEITORAL

POR VILA PRAIA DE ÂNCORA MAIS NOSSA!


Gostaríamos de começar a mudar o mundo e que esse início se localizasse na nossa TERRA!

Este nosso pensamento é também um desafio aos nossos amigos e conterrâneos para nos darem a possibilidade de podermos realizar as propostas que temos vindo a apresentar nos órgãos autárquicos onde temos tido representação, e em meios da comunicação social, ao longo dos diferentes mandatos. E é na continuidade do trabalho, da clareza, da dedicação à nossa Terra, que a a CDU se apresenta a mais este acto eleitoral, por confiar na surpresa que os ANCORENSES poderão causar, porque, na verdade, é deles a decisão.
Estamos convencidos que para alguns dos nossos candidatos a integração das listas é um acto de coragem, uma mensagem de responsabilidade social difícil de assumir no contexto da situação do país, em geral, e do nosso concelho, em particular. Mas gostaríamos acima de tudo que os ANCORENSES votassem em função de candidatos que podem assumir as suas responsabilidades sem peias, sem dependências ou desconhecimentos, sem referências.

Não vamos fazer uma listagem exaustiva do que poderemos fazer ou dar colaboração, mais até porque é pública a defesa da CDU face a diversas causas, sendo importante referir o que pensamos ser o pulsar e sentir dos ANCORENSES. Esperamos, isso sim, que o que se possa fazer nesta Vila respeite a existência de um fio condutor, ligando o passado ao presente e projetando o futuro, ficando claro quem fomos, o que somos e de que forma transformamos Vila Praia de Âncora, preparando-a para o futuro.
Há compromissos que teremos de assumir, caraterísticos das nossas funções de cidadãos, como autarcas duma Junta de Freguesia ou duma Assembleia de Freguesia, como naturais e residentes nesta Vila. Compromissos esses que também nos identificam, que dizem aos outros quem somos. Mas por esses compromissos não aceitamos culpas que a outros dizem respeito, em particular ao PS e PSD que durante 39 anos à frente do país têm destruído a classe trabalhadora nacional, semeando a pobreza, a crise e a dependência. Os autarcas das Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia só gastam umas migalhas do Orçamento de Estado, realizando ações em prol da comunidade e os que querem fazer crer o contrário mentem e esses sim são os maus gestores e delapidadores das finanças públicas, e são os reais responsáveis pelo estado em que se encontra Portugal, e pela eliminação dos órgãos de mais de umas 1600 freguesias, acelerando assim as condições para uma maior desertificação do interior, tendo por consequência o abandono dos montes e dos campos, o que resultará, por exemplo, no aumento dos grandes fogos. Estes responsáveis são os que são fortes perante os mais débeis e submissos perante os mais fortes.
Nós não queremos ser o adorno deste tipo de poder. Temos a determinação e coragem suficientes para contrariar, reagir e criar . Temos a certeza que Vila Praia de Âncora será “Mais Nossa” quando todos tivermos o poder de decidir, em igualdade, o seu destino.

ALGUNS COMPROMISSOS E SUGESTÕES PARA REFLEXÃO DOS ANCORENSES

A CDU entende que pode realizar uma atividade muito válida em prol dos nossos conterrâneos.
Será de referir que o grande número dos pontos a sugerir já foram abordados pela CDU em sessões da Assembleia de Freguesia mas que muitas não mereceram grande destaque dos meios da comunicação social nem da própria autarquia. Assim:
- Iremos garantir as competências que às Juntas e Assembleias de Freguesia são inerentes. Destacamos a gestão dos recursos humanos, património, planeamento de atividades e gestão financeira da Freguesia de Vila Praia de Âncora.
- Colaboraremos e participaremos com a Câmara na elaboração de planos de ordenamento a elaborar para esta Vila (PDM, Planos de Pormenor, Plano de Urbanização e outros mais abrangentes). Este princípio, também é praticável em intervenções de menor abrangência. Entende a CDU que esta colaboração mútua mais abrangente irá criar um leque de ideias mais diversificadas de quem conhece melhor a sua terra.
- Seremos favoráveis a que os documentos de grande importância devem ser elaborados com o máximo envolvimento da sociedade civil tais como: Plano Diretor Municipal, Planos de Urbanização, Planos de Pormenor e outros e não nas suas costas ou ignorando a sua participação.
- Assumiremos como importância máxima a definição urgente, com e para futuro, do verdadeiro Parque de Lazer de Vila Praia de Âncora, em que a Quinta da Barrosa e o seu Monumento Nacional (Dólmen da Barrosa) sejam o núcleo da centralidade desse espaço, que deve aglutinar a zona escolar e serviços, a área desportiva disponível em PDM ainda em vigor e áreas REN junto ao nó rodoviário de Baralha e a Sul da Rua Dr. Teixeira de Queirós.

PRAIA DE VILA PRAIA DE ÂNCORA (PRAIA DAS CRIANÇAS)

É o grande ponto de atração desta nossa terra e por isso temos de a defender de tudo que a possa afetar, a começar pela poluição. Os derrames cíclicos quando já é impossível reter mais a carga poluente e outras situações merecerão da nossa parte mais que a luta a busca da solução definitiva. A nossa praia é mesmo praia das crianças pois conjuga uma areia macia, um rio com corrente suave que se vai espraiando e um mar muito sereno na época estival com uma plataforma quase sem declive.

RIO ÂNCORA

O Rio Âncora tem de ser protegido porque, para além da sua função ecológica, apresenta locais aprazíveis de soberbo encanto. Não iremos admitir que se dê cobertura a quem de uma forma abusiva infringe a lei referente às margens deste curso de água e a quem promove o lançamento efluentes de saneamento. Não é igualmente admissível que o nosso rio continue a ser recetor dos “líquidos” da ETAR ligados ao coletor de emergência. A nossa ação dará uma nova centralidade ao rio Âncora, à sua importância na identidade e na paisagem de Vila Praia de Âncora.

AÇÃO SOCIAL

o nosso compromisso é com os técnicos e instituições públicas e de interesse público já no terreno. Nos dias de hoje tem de se realizar uma análise cada vez mais minuciosa; por exemplo, nas escolas, detetando aí as crianças que apresentam lacunas alimentares, de vestuário, e outras. A articulação com as escolas, com a Câmara Municipal, Segurança Social, …, é uma garantia de suporte em rede que defendemos e que iremos praticar.

HIGIENE , LIMPEZA E AMBIENTE

- Detetaremos, para se solucionarem, as áreas da vila não abrangidas pela rede de saneamento (pontos negros).
- Manteremos sob controlo as tampas das redes de saneamento e águas pluviais de maneira a elas não se moverem.
- Pugnaremos para que sejam colocados sistemas de segurança nos contentores do lixo, que em determinados locais exigem esse mecanismos para o vento não os mover.
- Localizaremos novos locais de colocação de ecopontos em zonas não abrangidas
- Pugnaremos para que a limpeza dos resíduos produzidos na feira semanal seja praticada de uma forma célere.
- Pugnaremos pela proteção do sapal do rio Âncora (junqueira).
- Pugnaremos pela limpeza do Monte Calvário, mantendo este miradouro de Vila Praia de Âncora, local de encanto, apresentável.

AGRICULTURA E PESCAS

- Daremos atenção especial aos caminhos dos montes e agrícolas, geralmente esquecidos pelos autarcas e pelos governos, tornando-se rapidamente intransitáveis, favorecendo-se dessa forma a proliferação dos incêndios.
- Pugnaremos pelo acompanhamento técnico nas florestações, aconselhando tipos de árvores menos combustíveis e autóctones 

PORTINHO

A CDU é de opinião que as infraestruturas portuárias agora inauguradas ainda não estão verdadeiramente concluídas pois o problema do assoreamento persiste e pode não existir uma solução à vista, ou se existe a mesma deve corresponder a alterações significativas.
Também não temos conhecimento da existência de um regulamento que ordene de uma forma eficaz a vertente da pesca artesanal no porto desta Vila.
Quanto ao porto de recreio tem uma regulamentação própria e que deverá ter uma abrangência nacional só convergindo às entradas e saídas em porto. A CDU promoverá a audição de todos para, em conjunto, procurar do Governo a resolução dos problemas.

REDE VIÁRIA

- Pugnaremos pela melhoria da sinalização, definindo-se as vias estruturantes, melhorando-se a mobilidade das pessoas e a segurança viária e pedonal, criando-se rampas suaves, melhorando a comodidade, passadeiras, sempre com visibilidade e sem desnível com os passeios.
- Pugnar pela colocação da sinalização na Passagem de nível da Travessa do Campo do Castelo, já que continua sem sinais sonoros e luminosos.
- Propomos ainda que a única solução satisfatória para Vila Praia de Âncora seja o rebaixamento da Linha dos Caminhos de ferro entre as passagens inferior e superior.

PATRIMÓNIO

- FORTE DA LAGARTEIRA
Parece que lhe meteram trancas à porta. Nas Festas da Sª da Bonança de 2012 esteve fechado. Sugerimos que se assuma como uma das referências desta Vila e que passe a ser um polo de atracão, e não objeto de visitas guiada à ultima hora como fizeram recentemente,com publicidade de pompa e circunstância paga pela Câmara. O que se pretende é que o mesmo esteja aberto ao público, com uma vertente museológica e outras, com iniciativas diversificadas e reveladoras da identidade local.

- PORTINHO
As obras do portinho “enterraram” o Monumento que é o Forte da Lagarteira. Pelos resultados verificados pensamos que os responsáveis ignoraram a história do local assim como os seus marcos. A CDU não aceita que se vire uma página da história desta Vila em que essa fique em branco.   
 Parecendo que os responsáveis pelo projeto, pela obra e pela Câmara apostaram em eliminar uma fase da história do local, a CDU não pode aceitar que tal ocorra e por isso sugeriremos que se reinvente essa parte da história, desse sítio, e se recolham alguns dos seus marcos esquecidos.
Assim a CDU entende que dentro do perímetro portuário há um monumento classificado, mas ainda há parte dos cais do antigo portinho, há um lagosteiro e respetivo passadiço em ruinas, havia um lavadouro público em granito, há as ruinas da camboa do Moureiro na praia que em períodos fica totalmente assoreada, e sabemos que a Poente do Forte funcionou o 1º salva-vidas que era abrigado num barracão, e daí havia uma estrutura sobre as rochas, que era a sua rampa de lançamento, uma extensão de cais do porto novo e os faróis de orientação da entrada da barra do antigo portinho, e mais recentemente as peças, as amarras e ferros que davam como que uma simbologia ao sítio, e que estavam à entrada do Forte da Lagarteira.
Temos aqui um conjunto de referências históricas que ao se interligar pode contar a história da nossa classe piscatória, do nosso portinho que serviu de postal de Gontinhães, hoje Vila Praia de Âncora.

PATRIMÓNIO A RELEMBRAR
- É de todo o interesse que se faça um levantamento dos recantos, fontanários, alminhas, sistemas de rega já abandonados, edifícios e outros marcos da nossa história inclusive a mais recente e que pela sua traça merecem atenções especiais pois marcaram uma época florescente.

OUTROS

- COMUNICAÇÃO DIGITAL
tornar mais funcional o correio electrónico não só como um relacionamento mais fácil com os autarcas mas também a publicitação dos assuntos tratados em Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia.
-CEMITÉRIO
manter um melhor ordenamento e controle tanto em alinhamentos como nivelamentos, melhorar drenagem e manutenção do recinto. Deve analisar-se a situação e a evolução para o futuro.
- CASAS MORTUÁRIAS
com tempo serão estudadas várias hipóteses face às novas exigências. 



ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

LISTA CANDIDATA

Domingos Manuel de Paula e Vasconcelos
Ricardo Nuno Dias Fernandes
Carla Maria Guerreiro de Oliveira
João Lourenço Cravinho Alves Pires
Renato Sampaio Gomes
Margarida da Glória Pereira do Rego Magalhães
Joaquim Rodrigues Sampaio
Dionísio José Gonçalves Pires
Maria Zélia Fernandes de Araújo e Rêgo Machado Guimarães
João Gualberto Lomba de Passos
Carlos Alberto Gonçalves Pereira
Célia Maria de Almeida Rodrigues Sampaio
Elias Armando Fernandes
Licínio Afonso Gomes de Macedo
Maria Madalena Vasconcelos de Oliveira
Jurmecindo Gonçalves Maria
José Martins Fernandes
Maria Celina Almeida Afonso Sampaio
Hermano José Fernandes Marinhas

Sem comentários:

Enviar um comentário